segunda-feira, maio 19, 2008

Oi, meu nome é Speed Racer, e eu sou um babaca.


Buenas público joinvileiro.

Este final de semana eu fui ao cinema assistir Speed Racer e posso dizer com toda propriedade: este filme é um belo pedaço titica de galinha aidética em estado terminal.

Sim pequeno zézinho, sábado à noitinha eu fui com alguns amigos ao cinema pensando que os Wachowski Brothers iriam me surpreender como no primeiro Matrix, afinal, eles já erraram feio com V de Vingança, não podem errar outra vez não é mesmo? Pensando assim eu me acomodei com meu baldão de pipoca metade salgada e metade doce (obrigado Dudu por ter me ensinado a pedir essa iguaria cinematográfica), e fiquei esperando o filme começar. E olha que eu nem estava esperando muito deste filme, desliguei meu cérebro e fui esperando diversão descompromissada e vazia.

Mas ai é que a porca torce o rabo fio, o filme não presta nem pra isso. É um filme babaca desde os seus teasers até os créditos (alguém viu os teaser posters divulgados pelo Omelete? A direção de arte deles é simplesmente ridícula, e o que é aquela marca “Speed Racer” colocada sobre o fundo confuso? Mal da pra ler. Acho que quem fez aquilo foi cara que fez o outdoor da Maria Only Panfletos. ). Não me levem a mal, eu curto filmes com temática infantil bem feitos, qualquer um da Pixar da um banho de história e diversão nesse lixo.




Você consegue ler o nome do filme nessa bagaça?



Por falar em Pixar, quer um filme bom de corrida? Assista Carros e passe bem longe de Speed Racer.

No desenrolar deste filme há pelo menos um terço de flashbacks contando a história vazia do Personagem e, caras, é tanta enrolação que tem até flashback dentro de flashback. Isso é um sintoma grave de um roteiro creinto. Este que é uma confusão pros menos atentos, sente só: Um empresário quer comprar uma fábrica de transponders rival para monopolizar o mercado mundial (alguém precisa explicar o que é transponder pra esses babacas, por que COM CERTEZA não é aquela merda que aparece no filme) então ele arma os resultados das corrida, pra que o filho do dono da empresa rival perca e as ações da empresa comecem a baixar na bolsa de valores pra OUTRO empresário comprar a fábrica do pai dele e daí vender para o primeiro empresário. A história até aqui parece ser babaca, mas não se preocupe por que tem bastante flashback pra explicar tudo direitinho até essa parte. Sim, por que daqui pra frente há um plot twist atrás do outro: o filho do da fabrica de transponder que ia ser comprada, supostamente tem documentos que provam que o primeiro empresário com a ajuda de um gangster armava as corridas, mas ele só vai entregar pra polícia se ele ganhar um rally muuuuito perigoso (uuuuhhhh). Ai é que entram pra ajudá-lo o Speed Racer e o Racer X, Mas isso era um engodo também, por que esse moleque safado só queria vencer a corrida pra aumentar o preço das ações pra então seu pai VENDER a empresa pro terceiro empresário. Este que venderia a fábrica de transponder pro primeiro empresário, Ufa conseguiram acompanhar? Que sacanagem, a história se perdeu ainda nos flashbacks. Um filme voltado pra diversão com uma história tão idiotamente complexa. Ridículo.

Obviamente com uma história tão complexamente tosca, a primeira frase completa do Speed Racer adulto vem só lá pelos 15 minutos de filme. Eu me senti enganado. E o pior: ele parece ter algum tipo de retardamento mental.



Seria eu tão babaca quanto meu namorado ou o macado do gordinho?


Quanto à direção, os Wachowski também são reconhecidos por usar muita metalinguagem, mas nesse filme eles estavam de sacanagem: o Speed Racer tá triste então ele aparece com uma camiseta preta em um ambiente escuro numa noite chuvosa; ele vai dar o beijo final na Trixie então os flash fotográficos no fundo da cena ficam cor de rosa e em forma de coração. TA ME ACHANDO COM CARA DE IDIOTA, PO**A???

Eu só posso comparar esse LIXO de filme a um outro LIXO de filme: se você prestar bem atenção zézinho, vai perceber claras referências à Pequenos Espiões: tá tudo lá, a temática pré-adolescente babaca, a história vazia, as cores berrantes e as “manobras vertiginosas”. Tá de sacanagem pra cima de moi?? Morram na pobreza seus dois fétidos malditos por que eu aposto que pra trilogia Matrix vocês pagaram além de um Ghost Writer, um Ghost Director, por que alguém que fez Matrix não pode ter cag**o essa mer** de Speed Racer.


Não mesmo.

3 comentários:

Luis Eduardo disse...

Otémooo!!
parabens pequeno Cia, agora vc é o cara das criticas de cinema do Zé! huhuhuh

parabens pelo post.

abrassssss

Raphael Schmitz disse...

Dedé, seu menino barrigudo malcriado! Boa crítica! Meio Tourética mas válida. E eu que botava fé no filme... então obrigado por me fazer poupar 15 pila.

Unknown disse...

caralho eu vi esse filme, é ruim demais pqp, infantilóide e mongol ao extremo